Infelizmente, a crueldade do comércio ilegal de animais silvestres, que parece não ter fim, continua fazendo vítimas, principalmente as aves (como papagaios, araras e periquitos), que, a cada dia, são apreendidas das mãos de criminosos por autoridades ambientais.

Segundo informações do RENCTAS, em volume financeiro, o tráfico de animais silvestres perde somente para o tráfico de armas e de drogas. Anualmente cerca de 38 milhões de animais silvestres são retirados da natureza por traficantes; e de cada 10 animais capturados, apenas 1  consegue sobreviver e chegar ao comércio para ser vendido. Enquanto isso, os outros 9 animais morrem ao longo do transporte e/ou do tratamento inadequado que recebem, tendo, em muitos casos, seus ossos quebrados e seus olhos perfurados para que fiquem menos agitados e não façam tanto barulho (pois quando esses animais ficam com dor, permanecem abatidos e quietos); e, dessa forma, chamam menos a atenção da fiscalização. E é assim a maneira como muitos traficantes conseguem transportar esses animais até que cheguem ao comércio ilegal.

 SB-2010 15    
SB-2010 1

O transporte desses animais ocorre por via aérea ou rodoviária. Por vias aéreas, as aves passam despercebidas, acondicionadas em fundos falsos de malas onde são sedadas para dormirem. Durante o trajeto,  muitas morrem sufocadas. Os aeroportos mais utilizados, segundo o relatório do RENCTAS, concentram-se nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

As principais rotas terrestres são as rodovias BRs que interligam os estados vizinhos das regiões do Brasil. As aves são, na maioria das vezes, transportadas em porta-malas, todas espremidas umas sobre as outras, o que faz com que poucas sobrevivam por falta de oxigênação.

Animal silvestre não é um animal de estimação: este já está acostumado a viver próximo ao homem; os silvestres, não! Ter um animais silvestres em casa pode parecer um forma de amá-los; mas quem faz isso constrói uma prisão na própria casa. Se realmente amá-los, deixe-os livre na natureza, pois eles precisam dessa liberdade para darem continuidade à vida. E, fazendo isso, você romperá com circulo vicioso do tráfico ilegal de animais silvestres que acompanha o Brasil desde o momento em que os primeiros habitantes aqui chegaram. Já está na hora de mudar esta horrenda história!

SB-2010 8

9 jun 10 3

IMG 0103

PE-jun-2012 9

Não compre animais silvestres!


 


chamada ninhos bichos da mata
 
 
Palavras chaves