QUEM SOMOS?

A história da BMATA começa em 2001, quando o casal Lysenko verificou que aves selvagens eram mantidas em cativeiro em condições impróprias à sua biologia. Buscando ajudar as aves, iniciaram um projeto para a obtenção junto ao Ibama IBAMA para a manutenção de um criadouro conservacionista, no litoral sul de São Paulo.

Obtida em 2003, a licença para a manutenção de uma criadouro conservacionista possibilitou a recepção de aves confiscadas pelo tráfico e o desenvolvenvolvimento de técnicas de manejo capaz de recuperar os animais, que vinham bastante maltratados e encontravam-se muitos anos em cativeiro, com o objetivo de devolvê-los ao seu hábitat natural.    

Considerando-se o número crescente de aves recebidas e o porte do projeto, que demandava uma atuação nacional, a criação de uma entidade legal tornou-se necessária e desta forma, foi fundada a ASSOCIAÇÃO BICHOS DA MATA – BMATA, em 200, sob a forma de ONG. 

Em 2006, a
BMATA envia um lote de 33 papagaios verdadeiros(Amazona aestiva) para Tremedal, BA e inicia em parceria com o Ibama a devolução de aves ao seu meio-ambiente, quebrando-se o paradigma de que animais com longo tempo de catidveiro não poderiam ter a sua liberdade de volta. À partir daí, a BMATA realizou a soltura e auxiliou em ações para que milhares de aves ganhassem a sua liberdade.
   quem somos_3
  quem somos_1